SINDIFISCAL/MS participa da 234ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco em Belo Horizonte-MG

Encontro debateu reformas em tramitação no Congresso e alinhou estratégias de mobilização nacional em defesa do serviço público.

Essa página teve 98 visualizações


29/08/2025 - 15:05

Nos dias 21 e 22 de agosto, o Sindicato dos Fiscais Tributários de MS (SINDIFISCAL/MS) esteve presente na 234ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo (RECD) da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), realizada em Belo Horizonte/MG, em formato híbrido. Representaram o sindicato o Diretor-Presidente, Rodrigo Falco, e o diretor Administrativo-Financeiro, Erik Costa Bittencourt.

 

A abertura contou com a leitura do edital de convocação, a aprovação das atas das reuniões anteriores (232ª e 233ª) e informes da diretoria. O encontro foi sediado pelo Sindifisco-MG, representado por seu presidente, Matias Bakir, que destacou a importância da presença dos dirigentes sindicais de todo o país na capital de Minas Gerais.

 

Durante a reunião, a Fenafisco apresentou pareceres e atualizações sobre matérias em análise no Congresso Nacional. Entre os principais pontos discutidos estiveram:

 

Reforma Tributária – atualmente sem andamento; PLP 108 encontra-se em parado no Senado Federal, pois sofreu um revés (a discordância entre os prefeitos na nomeação do Conselho Superior do Comitê Gestor); ainda sem pré-relatório em virtude desta discordância entre os prefeitos.

 

Reforma Administrativa – necessidade de mobilização nacional de todos os servidores públicos contra retrocessos no serviço público; o relator Deputado Pedro Paulo garante que haverá o fim da estabilidade; a luta dos sindicatos será para não alteração da forma de contratação e não adoção de diversas formas de vínculos, prezando sempre pelo concurso público e pelo vínculo permanente.

 

PEC 6 - que prevê a revisão gradativa do pagamento da contribuição previdenciária por parte dos aposentados - na tentativa da retomada do diálogo com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para solicitar que a proposta seja levada à Plenário para aprovação;

 

PEC 66 – pagamento de precatórios, com expectativa de votação em segundo turno neste semestre;

 

PLP 21 – articulação para acelerar a tramitação do “Descongela Já” no Senado Federal; o projeto já foi aprovado em 2 turnos na Câmara;

 

PEC 10 – quinquênios vinculados ao debate sobre supersalários, sem consenso até o momento, pois a PEC está sofrendo uma rejeição dos líderes e, por enquanto, não tem previsão de ir a plenário.

 

Foram ainda reafirmadas bandeiras históricas do movimento, como a defesa do Regime Jurídico Único (RJU), a exigência do concurso público, a limitação da terceirização e a resistência à privatização de serviços essenciais.

 

Outro ponto da pauta foi a consulta feita pelo diretor da Fenafisco, Glauco Honório, acerca das possíveis indicações ao Prêmio Cervantes, a ser entregue durante o próximo Conafisco. A honraria reconhece autoridades e parlamentares que contribuem com o fortalecimento do fisco estadual e distrital.

 

Ao final da 234ª RECD, o presidente da Fenafisco, Francelino Valença, ressaltou a relevância do encontro para alinhar estratégias e reforçar a atuação conjunta das entidades filiadas diante dos desafios do atual cenário político e legislativo.

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Feliz Dia Internacional da Mulher

Uma homenagem da Diretoria Executiva do Sindifiscal/MS

Nova regra prevê multa de até R$ 17,5 mil a passageiro indisciplinado

Medida também prevê proibição de embarque em voos domésticos por até 12 meses

Cuidado que faz a diferença: conheça o serviço de Assistência Social do Sindifiscal/MS

Objetivo é oferecer suporte e orientação aos filiados em momentos importantes




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---