Sefaz e Detran alertam contribuintes sobre golpes com ‘sites dublês’ no pagamento do IPVA

O IPVA pode ser consultado e realizado o pagamento pelo site da Sefaz-MS

Essa página teve 97 visualizações


24/05/2024 - 09:27

Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito) alertam a população sul-mato-grossense para a existência dos chamados 'sites dublês', usados para aplicar golpes financeiros nos contribuintes que buscam pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que vence no próximo dia 31.

Utilizando o mesmo layout - que é o visual do site - e endereço parecido com o dos sites oficiais, os golpistas usam os 'dublês' para enganar quem procura pelo portal de pagamento do IPVA através de buscadores, como o Google ou o Bing, ao invés de realizar o acesso direto.

O site 'sefazms-gov.com' é um dos que foi descoberto recentemente, usando layout bem parecido com o portal oficial. Ali, é solicitado a placa e o Renavam do veículo para consulta e, em seguida, com a ideia de dar 5% de desconto em pagamento no PIX (e possui apenas essa opção de pagamento), o cidadão é direcionado ao pagamento.

É nesse momento que o golpe é aplicado, já que o pagamento é feito para a conta do golpista, ao invés de ser após realizado o pagamento para a Sefaz-MS. Efetivado o pagamento, não há mais como reaver o dinheiro e o IPVA segue em débito com a Fazenda estadual.

Como evitar cair em golpes

O diretor de Tecnologia da Informação do Detran, Robson Alencar, orienta a população de como não cair nesses golpes. "A principal dica é sempre olhar o domínio que hospeda o site para ver se é oficial. Se é oficial é GOV.BR e se é do Governo de Mato Grosso do Sul é MS.GOV.BR. Nenhum site do Governo tem final gov.com", explica Alencar.

O Governo de Mato Grosso do Sul reforça que o IPVA pode ser consultado e realizado o pagamento pelo endereço www.sefaz.ms.gov.br/ipva. Já o licenciamento pode ser conferido e pago pelo portal Meu Detran, acessível pelo endereço www.meudetran.ms.gov.br.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode buscar atendimento em uma das agências do Detran e verificar a autenticidade dos débitos. Além disso, os débitos podem ser pagos de várias formas e não apenas por PIX.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Edital de convocação do Conselho Deliberativo

Reunião ordinária acontece no próximo dia 26, por meio de videoconferência

Edital de convocação do Conselho Fiscal

Reunião ordinária acontece no dia 24 de junho (quarta-feira), por meio de videoconferência

Receita paga lote especial de restituição automática em julho

Consulta poderá ser feita a partir do dia 8 de julho




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---