Receita Federal assina convênio para simplificar abertura e baixa de CNPJ



Essa página teve 29 visualizações


20/07/2015 - 00:00

A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (20) a assinatura de um convênio com o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDP) para simplificar e desburocratizar as solicitações de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

O acordo permite que os pedidos de inscrição, alteração e baixa do CNPJ sejam feitos diretamente pelos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas. Assim, não será mais necessário comparecer ao atendimento da Receita para encaminhar as solicitações.

“Para isso, foram implantadas diversas melhorias no CNPJ, sendo a principal delas a possibilidade de que os Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas sejam integrados ao processo de análise e deferimento de atos cadastrais do CNPJ, por meio Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresários e Pessoas Jurídicas – REDESIM”, informou a Receita.

Para que a integração de fato ocorra cada cartório terá que aderir ao convênio, mediante assinatura de um termo de adesão. O Fisco estima que em agosto diversos cartórios em diferentes estados do país já estejam aptos a prestar o serviço.

Fonte: G1

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Fisioterapeuta recebe homenagem pelos serviços prestados aos servidores da SEFAZ/MS

Sindifiscal/MS enaltece trabalho da profissional que atua há 14 anos em prol da saúde de seus filiados

Faturamento da indústria sobe 2,3% em janeiro

Alta mensal não reverte queda anual de quase 10%

AGEPREV disponibiliza informe de rendimentos para o IR 2026

Consulta pode ser feita pelos servidores por meio digital




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---