Reajuste da energia para 5 municípios de MS é o maior aprovado este ano



Essa página teve 65 visualizações


20/08/2014 - 00:00

O reajuste para a tarifa de energia da Elektro, que atende cinco municípios de Mato Grosso do Sul, aprovado ontem pela diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o maior já concedido neste ano. Na média, ficou em 37,78%. Os consumidores residenciais e de pequenos estabelecimentos (baixa tensão) terão aumento de 35,97% nas contas de luz. Em Mato Grosso do Sul, a alta vale para Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Anaurilândia.

Segundo o jornal Valor Econômico, o diretor-geral da agência, Romeu Rufino, reconheceu o percentual de aumento médio da tarifa aprovado para a Elektro como o mais elevado de 2014. “Realmente é um reajuste muito alto, é o mais alto que já foi deliberado pela agência neste ano”, afirmou, na reunião pública que decidiu pelo aumento.

A fatura ficará 40,79% mais cara para a classe de consumo, que inclui a indústria e estabelecimentos de grande porte, que consumem energia de (alta tensão).

O aumento vale a partir do próximo dia 27 de agosto para 2,4 milhões unidades consumidoras de 223 municípios do Estado de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul.

Segundo a Aneel, o aumento do gasto com a compra de energia “foi o que mais pesou” na definição do índice de reajuste de 2014 da Elektro. Segundo Rufino disse ao Valor Econômico, a distribuidora trocou “grande quantidade” de energia velha (contratos antigos) pela aquisição do insumo mais caro neste ano.

De acordo com o diretor, o impacto sobre preço da energia comercializada pela Elektro ocorreu com os contratos firmados pelo “Leilão A-0” de 30 de abril, que previa a entrega imediata de energia já no dia seguinte. “A Elektro foi uma das empresas mais impactadas por essa troca de contratos. Seu mix de compra [de energia], que era o um dos mais baixos, aumentou significativamente”, disse Rufino. Foi uma licitação em caráter emergencial.

Fonte: Campo Grande News

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Super-El Niño deve encarecer ainda mais os alimentos

Economistas fazem alerta que fenômeno climático extremo deve afetar principalmente hortifrúti, arroz e feijão

Emendas impositivas dificultam metas orçamentárias de 20 prefeituras em MS

Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios aponta que emendas impositivas dificultam metas orçamentárias




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---