Política fiscal pode deixar de ser expansionista, com redução de estímulos à economia, avalia Copom



Essa página teve 144 visualizações


05/09/2013 - 00:00

A política fiscal deve sair da posição expansionista (estímulos à economia) para a de neutralidade, segundo avaliação do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
De acordo com a ata da última reunião do Copom, divulgada hoje (5), “criam-se condições para que, no horizonte relevante para a política monetária, o balanço do setor público se desloque para a zona de neutralidade”. Na ata anterior, em julho, o comitê avaliava que a política fiscal estava em posição expansionista, ou seja, com aumento de despesas e redução de impostos para estimular a economia.
O Copom também avalia que a geração de superávits primários, economia para o pagamento de juros da dívida pública, deve contribuir para “arrefecer descompasso entre as taxas de crescimento da demanda e da oferta” na economia. Além disso, o Copom destaca que os resultados primários solidificam a tendência de redução da dívida pública e a percepção positiva sobre o ambiente econômico no médio e no longo prazo.

 

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Campo Grande aparece com a maior inflação do País em maio

Energia elétrica e tomate são "vilões" do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na Cidade Morena, que empata com Aracaju na maior variação percentual no período

Comissão da Câmara aprova uso de royalties do petróleo para tarifa 0 do ônibus

A proposta pretende ampliar as fontes de recursos para o sistema de mobilidade urbana




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---