Junho terá temperaturas abaixo de 10ºC, mas média até 1,5ºC maior em MS

Frentes frias estão previstas para o mês, mas serão menos intensas em comparação a maio

Essa página teve 34 visualizações


29/05/2026 - 13:54

O mês de junho começa na próxima segunda-feira, traz o inverno no dia 21 e já tem duas frentes frias caminhando para o Centro-Sul do País, que inclui Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, as temperaturas não devem cair tanto, mas em municípios do sul do Estado, como Ponta Porã, elas poderão ficar abaixo de 10ºC no dia 10. Na Capital, a mínima será de 13ºC no mesmo dia.

O prognóstico é da Climatempo. De acordo com a empresa de meteorologia, a segunda frente fria deixará as temperaturas um pouco mais baixas no Centro-Oeste e Sudeste em comparação à primeira. As mínimas previstas não foram divulgadas.
 
No geral, o frio deve ser menos persistente do que maio, mês que teve frentes frias mais frequentes.
 
Por outro lado, grande parte do Estado deve fechar o mês com temperaturas médias até 1,5ºC acima do normal, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nas áreas não afetadas, os termômetros devem marcar médias esperadas devido a uma combinação da passagem de ar frio de origem polar com excesso de nebulosidade, para a Climatempo.
 
Chuva - As chuvas devem ficar abaixo da média histórica em área do sudoeste do Mato Grosso do Sul, mas próximas ao esperado nas demais regiões. Fazem parte dessa região Porto Murtinho, Bonito, Bela Vista e Jardim, por exemplo.
 
Neste mês, o Estado e todo o Centro-Oeste entrarão de vez na estação seca, marcada por calor persistente, baixa umidade do ar e chuvas mais irregulares.
 
El Niño - O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) divulgou na última semana uma nota técnica que aponta o avanço das ondas de calor no país e coloca Mato Grosso do Sul em posição de destaque nacional devido à frequência histórica de eventos extremos de temperatura.
 
O documento analisa a probabilidade de efeitos associados ao fenômeno El Niño em 2026 e 2027 e prevê um segundo semestre com mais ondas de calor. No Estado, as alterações podem começar a se manifestar já no início deste inverno, de acordo com o Cemaden.


Fonte: Campo Grande News
Foto: Semadesc
 

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

ANS aprova reajuste de até 5,11% a planos de saúde individuais e familiares

O aumento só pode ser cobrado no mês de aniversário do contrato

Receita paga nesta sexta maior lote de restituição do IR da história

Cerca de 8,7 milhões de contribuintes receberão R$ 16 bilhões

Com alta na arrecadação, Câmara cobra melhora na saúde e revisão do ICMS

Em audiência, foi apontado que a receita da Capital chegou a R$ 1,28 bilhão entre janeiro e abril deste ano




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---