Indicador da FGV aponta 'clara melhora' do PIB no 2º trimestre



Essa página teve 39 visualizações


12/08/2016 - 00:00

Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta uma queda de 0,2% no segundo trimestre deste ano, em relação ao primeiro. Apesar de negativo, este é o melhor resultado nessa base de comparação em seis trimestres consecutivos.

Na análise mensal, junho registrou crescimento de 0,47% sobre maio maio - a melhor taxa, nesta comparação, desde julho de 2014. De acordo com o indicador da FGV, "estes resultados apontam uma clara melhora da atividade econômica com relação ao ano de 2015”.

Já sobre junho do ano passado, a taxa mensal recuou 2,1%: a menos negativa em 12 meses consecutivos, nesta comparação.

Das 12 atividades que integram o cálculo do PIB, os resultados positivos partiram de agropecuária (2,8%), eletricidade (4,5%), serviços imobiliários (0,6%) e administração pública (0,2%).

Os piores resultados foram da extrativa mineral (-3%), transportes (-3,4%), serviços de informação (-3,7%) e outros serviços (-3,3%). "Apesar de bastante negativos, estas variações foram melhores do que as taxas apresentadas no mês de maio", ponderou a pesquisa.

O que é o Monitor?

O Monitor do PIB-FGV estima mensalmente o PIB brasileiro em volume. O objetivo de sua criação foi prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE. Sua série inicia-se em 2000 e incorpora todas as informações disponíveis das Contas Nacionais do IBGE (Tabelas de Recursos e Usos, até 2013, último ano de divulgação) bem como as informações do PIB-Tri do IBGE, até o último trimestre divulgado.

Fonte: Agência Brasil

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Edital de convocação do Conselho Deliberativo

Reunião ordinária acontece no próximo dia 26, por meio de videoconferência

Edital de convocação do Conselho Fiscal

Reunião ordinária acontece no dia 24 de junho (quarta-feira), por meio de videoconferência

Receita paga lote especial de restituição automática em julho

Consulta poderá ser feita a partir do dia 8 de julho




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---