Inadimplência do consumidor tem segundo mês de alta



Essa página teve 82 visualizações


16/12/2013 - 00:00

A inadimplência do consumidor cresceu 1,7% em novembro, na comparação com outubro, segundo dados do Serasa Experian divulgados nesta segunda-feira (16). O aumento é o segundo após quatro quedas seguidas.

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2012, o índice caiu 1,5%. Houve queda também na relação anual --novembro deste ano contra o mesmo mês do ano passado--, com declínio de 10,3%.

Segundo economistas do Serasa Experian, o resultado pode ter sido motivado pelo aumento do custo financeiro das dívidas, que foi determinado pelas altas subsequentes das taxas de juros em 2013.

Ainda de acordo com o Serasa, as maiores responsáveis pelo crescimento da inadimplência foram as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e a inadimplência com os bancos.

Em novembro, a primeira cresceu 4,6% e a segunda, 0,9%. Por sua vez, os cheques sem fundo apresentaram diminuição de 8,5%.

VALOR - Apesar do número de dívidas não bancárias ter crescido, seus valores médios caíram 3,9% de janeiro a novembro de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado. Os valores passaram de R$ 330,84 para R$ 317,92.

Já os cheques sem fundos e as dívidas com os bancos registraram alta de 8,2% e 0,9%, respectivamente.

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Campo Grande aparece com a maior inflação do País em maio

Energia elétrica e tomate são "vilões" do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na Cidade Morena, que empata com Aracaju na maior variação percentual no período

Comissão da Câmara aprova uso de royalties do petróleo para tarifa 0 do ônibus

A proposta pretende ampliar as fontes de recursos para o sistema de mobilidade urbana




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---