FTE cria ferramenta para otimizar trabalho nos postos fiscais e Agenfas



Essa página teve 61 visualizações


15/04/2016 - 00:00

Com o objetivo de otimizar e facilitar o trabalho dos fiscais tributários nos postos fiscais, transportadoras, Agências Fazendárias e demais unidades da Sefaz, o FTE Marcelo Gulim Neto criou uma ferramenta de busca por assuntos relacionados à fiscalização e tributação para agilizar o atendimento aos contribuintes.

Intitulada de “Monstrinho”, a ferramenta já conta com 494 usuários e 5.659 buscas (temas) disponíveis. Na ferramenta está compilada toda a legislação por assunto, sendo o material atualizado diariamente.

Inicialmente o documento começou com Legislações diversas por assunto para auxiliar no Plantão Fiscal, logo depois em ordem cronológica surgiram as Legislações com Hiperlynk, atualização e incorporação da Memória Virtual (Plantão Fiscal), disponibilização na EAD, Incorporação de todos os Comunicados SAT GERAIS e por último o site do CONFAZ, Convênios ICMS, Protocolos e Ajustes SINIEF com novas URL do CONFAZ.

“Tive a ideia de criar essa ferramenta durante os plantões fiscais, pois percebi que as pessoas buscavam informações sobre legislações, resoluções e protocolos sobre assuntos específicos e no site da Secretaria de Fazenda tais informações estão disponível por ato legal, baseado nessa realidade fiz o inverso, criei a ferramenta por assunto”, explicou o FTE Marcelo Gulim.

Como utilizar a ferramenta – Para baixar a versão mais atual basta acessar a página da EAD: http://ead.sefaz.ms.gov.br/. Clique em “Acesso” no canto superior direito ou no rodapé da página. Digite seu usuário (mesmo endereço de e-mail utilizado para acessar o site da Sefaz) e a senha. Caso tenha esquecido a senha, entrar em contato pelo telefone (67) 3318-3120, falar com Fernando Alonso para alteração.

Após acessar o arquivo em “Word”, utilize as teclas “CTRL” e “L” ao mesmo tempo, onde abrirá uma janela para pesquisar o assunto.

As palavras chaves têm um asterisco “*” na frente (sem espaço). Exemplos: *Prazos; *Simples Nacional; *CSOSN; *Devolução;*NF-e; *NFP-e; *CT-e; *MDF-e; *EFD; *Agenfas; *Postos, etc.

As legislações sublinhadas (ex.: Lei 1.810/97) estão com hiperlink (para abrir a legislação diretamente do documento basta clicar com o auxílio da tecla “Control”. Para acessar uma legislação específica, procure apenas pelo nº, ou pelo nº/ano com dois dígitos (Ex.: 1.810/97). O motivo é que o nome da norma jurídica pode aparecer de diversas maneiras na legislação (Ex.: Convênio ICMS 81, de...; Conv. ICMS 81/93; Convênio 81/1993, etc. Neste caso do Convênio, procuraríamos por “81/93”). 

Se você procurou um assunto e não localizou (nem com “*”, nem sem; nem singular, nem plural), envie um e-mail para mneto@fazenda.ms.gov.br, informando qual assunto não encontrou. Só serão analisados e-mails “@fazenda.ms.gov.br”.

A Diretoria Executiva disponibilizou no site do Sindifiscal/MS (www.sindifiscalms.org.br) um banner do lado esquerdo ao final da página inicial para facilitar o acesso dos colegas à ferramenta.

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Faltando 1 mês, 395 mil ainda não declararam Imposto de Renda em MS

Receita Federal espera receber 650 mil documentos até 29 de maio no Estado

Pesquisa aponta redução no preço do diesel no anel viário de Campo Grande

Análise considera os preços de seis postos situados em regiões estratégicas do anel viário




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---