Fiscais Tributários de MS apresentam solução inovadora em evento internacional do BID

FTEs Rubens França e Anderson Souza durante participação no evento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Essa página teve 1062 visualizações


26/09/2025 - 09:16

Projeto da COFIMT é uma das nove iniciativas selecionadas para exposição no Diálogo Regional de Políticas Públicas sobre gestão fiscal inteligente

A fiscalização tributária de Mato Grosso do Sul ganhou destaque internacional no “Diálogo Regional de Políticas Públicas: Soluções Digitais para uma Gestão Fiscal Inteligente”, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos dias 10 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro. Entre as nove soluções selecionadas pelo BID, a iniciativa sul-mato-grossense foi apresentada pelos Fiscais Tributários Estaduais (FTEs) Rubens França e Anderson Souza, evidenciando o avanço do Estado na modernização da fiscalização com uso intensivo de dados e arquiteturas avançadas de processamento.

No primeiro dia do encontro, os fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito-COFIMT demonstraram a solução no Espaço Feira de Soluções. No segundo dia, Rubens França proferiu a palestra “Mato Grosso do Sul: uso intensivo de dados na fiscalização de mercadorias em trânsito e o impacto na melhoria do ambiente de negócios”, mostrando como o Estado se consolida como referência em gestão fiscal digital e orientada por dados.

FTE Rubens França durante apresentação no Diálogo Regional de Políticas Públicas do BID, no Rio de Janeiro
 

Durante a apresentação, França ressaltou o desafio de superar práticas obsoletas e reposicionar a atuação fiscal em bases tecnológicas e estratégicas.

“O Profisco II – Projeto de Modernização da Gestão Fiscal – nos oportunizou uma transformação completa. Passamos a repensar nossa cultura organizacional, nosso modelo de atuação e a adotar recursos tecnológicos capazes de tornar a fiscalização mais eficiente e inteligente”, afirmou.

Entre as inovações destacadas, estão o serviço de liberação automática de veículos (Free Flow) e o sistema de fiscalização virtual de mercadorias (FVM), que, lastreados por câmeras de leituras de placas e processamentos de documentos eletrônicos, possibilitam o monitoramento em tempo real da circulação de cargas no Estado. Esses instrumentos desoneram o ambiente de negócios e qualificam a análise do comportamento do contribuinte. Assim, a fiscalização concentra esforços onde realmente importa, reduzindo abordagens desnecessárias, custos operacionais e impactos para quem atua de forma regular.

A estratégia combina inteligência de dados, automação e tomada de decisão orientada a risco, resultando em mais agilidade, capacidade preditiva e assertividade. Ao mesmo tempo, fortalece o combate à sonegação, promove justiça fiscal e estimula a conformidade ao desobstruir as operações regulares.

A presença de Mato Grosso do Sul no evento, ao lado de autoridades e gestores de diversos países da América Latina e do Caribe, reforça o protagonismo do Estado em soluções inovadoras e eficientes para a fiscalização de mercadorias em trânsito. A participação dos Fiscais Tributários Rubens França e Anderson Souza evidencia a evolução da fiscalização tributária sul-mato-grossense e seu alinhamento às melhores práticas globais.

 

 

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Feliz Dia Internacional da Mulher

Uma homenagem da Diretoria Executiva do Sindifiscal/MS

Nova regra prevê multa de até R$ 17,5 mil a passageiro indisciplinado

Medida também prevê proibição de embarque em voos domésticos por até 12 meses

Cuidado que faz a diferença: conheça o serviço de Assistência Social do Sindifiscal/MS

Objetivo é oferecer suporte e orientação aos filiados em momentos importantes




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---