Em processo de implantação, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Fazenda, lança um novo sistema eletrônico de relacionamento entre secretaria e cidadão, com alta tecnologia de microsserviços, a qual substituirá o Portal ICMS Transparente. A modernização da ferramenta atenderá todos os cidadãos (pessoas físicas e jurídicas) contribuintes ou não dos tributos estaduais, sob a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Para os contribuintes estaduais, o portal oferece um painel de controle com todas as obrigações urgentes em uma única tela, além de disponibilizar os demais serviços prestados pela Sefaz. “A finalidade é proporcionar uma experiência muito parecida com aquela que temos nos bancos, mas de forma virtual, apostando em uma linguagem fácil entendimento, que não obrigue esse contribuinte a ser um especialista em termos técnicos’’, descreve a fiscal tributaria Maria Carolina Iung de Lima, chefe da Unidade de Gestão de Sistemas de Atendimento ao Contribuinte.
Dessa forma, o desenvolvimento do portal e-fazenda foi aperfeiçoado no sistema de microsserviço, pois durante o período da pandemia houve a necessidade de uma ferramenta que possuísse eficiência em segurança e proteção de dados. "Modificamos o sistema monolítico para microsserviço, o qual permite fazer manutenção em vários serviços ao mesmo tempo sem tirar outros do ar e sem trazer prejuízo para o contribuinte’’, destaca Maria Carolina.
Para se cadastrar no portal, o usuário deve apresentar dados de identificação e endereço ou acessá-lo pela conta do “Gov.BR”. “Nós somos os primeiros a implantar um sistema de login único, utilizando o Gov.Br e o certificado digital, sem a necessidade de acessar vários perfis, com novo usuário e senha” acrescenta Maria Carolina.