Fake news e o 'direito adquirido de sonegar impostos'

- Receita tem rebatido afirmação de que adulto que mora com pais terá de recolher tributo sobre aluguel - Punição por atraso de entrega do Imposto de Renda também é alvo de notícias falsas e mobiliza governo

Essa página teve 281 visualizações


13/10/2025 - 10:28

Desde a fake news sobre a taxação do Pix, a Receita Federal tem sido alvo de uma série de notícias falsas envolvendo tributos. Algumas, quase anedóticas, como a ideia de que o fisco poderia proibir o casamento de pessoas que atrasam a declaração do Imposto de Renda. Ou obrigar maiores de 18 anos que moram com os pais a pagar aluguel.

O fato de termos duas grandes reformas em andamento, dos tributos sobre o consumo e do Imposto de Renda, parece tornar ainda mais fácil a propagação de mentiras ou meias-verdades.

Em alguns casos, após o desmentido oficial, é dito que a medida seria negativa por trazer mais controle sobre a arrecadação, uma espécie de defesa de um suposto direito adquirido de sonegar impostos.

Escaldado após a crise do Pix, o governo tem ido às redes explicar algumas dessas questões, mobilizando até o ministro Fernando Haddad (Fazenda). A Receita, por sua vez, já publicou oito notas neste ano citando fake news, quase uma por mês, algumas tratando do mesmo tema.

Na mais recente, o fisco diz que há informações, "aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo", de que adultos que moram com os pais serão notificados a partir de 2026 por não pagarem aluguel, que consequentemente poderia ser tributado.

Uma das origens do boato é a implantação do CIB (Cadastro Imobiliário Brasileiro), que vai unificar informações cadastrais de imóveis rurais e urbanos. É o chamado CPF dos imóveis. Seu objetivo é facilitar a gestão e fiscalização, mas sem criar nenhum novo imposto ou presunção de aluguel, segundo a Receita.

Outro tema que apareceu neste ano, na época da declaração do IR, foi o temor de prisão, bloqueio de conta bancária ou suspensão do CPF (impedindo até matrimônios) em caso de atraso na entrega do documento. Nesse caso, buscou-se confundir a multa por atraso na entrega, que não é crime, com sonegação.

Notícias falsas também estão ajudando a alimentar fraudes, como nas mensagens enviadas por golpistas requisitando pagamento para evitar bloqueio de CPF após (falsa) tributação de transações com Pix. Nesse caso, o fisco teve de reafirmar que "não cobra e jamais vai cobrar impostos sobre transações feitas via Pix" —o boato teve como origem uma atualização de regras que obriga todas as instituições de pagamento a prestar informações sobre essas transações.

A implantação da reforma tributária também deverá gerar ruídos nos próximos anos, quando impostos que atualmente estão escondidos nos preços vão ficar explícitos, e o contribuinte descobrirá que já paga uma das maiores cargas sobre o consumo do mundo. No ano eleitoral de 2026, por exemplo, o governo federal terá de apresentar alíquotas de novos tributos, e as empresas terão de mudar a forma como emitem notas fiscais.

Também será necessário muito didatismo para explicar o novo sistema de arrecadação que começa a funcionar em 2027 (o split payment, que no começo será opcional e apenas para negócios entre empresas). Ele vai separar automaticamente os tributos na hora do pagamento. Inclusive aqueles feitos via Pix.Nas últimas semanas, São Paulo anunciou a divulgação da lista de empresas que recebem benefícios fiscais no estado e o início da extinção da substituição tributária, regime que foi alvo da operação envolvendo Ultrafarma e Fast Shop. São medidas que antecipam pontos positivos da reforma e aumentam a transparência sobre o sistema tributário.

Nas últimas semanas, São Paulo anunciou a divulgação da lista de empresas que recebem benefícios fiscais no estado e o início da extinção da substituição tributária, regime que foi alvo da operação envolvendo Ultrafarma e Fast Shop. São medidas que antecipam pontos positivos da reforma e aumentam a transparência sobre o sistema tributário.

 

FONTE: Folha de São Paulo 

FOTO: Pedro Affonso/ Folha de São Paulo 

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Edital de convocação do Conselho Deliberativo

Reunião ordinária acontece no próximo dia 26, por meio de videoconferência

Edital de convocação do Conselho Fiscal

Reunião ordinária acontece no dia 24 de junho (quarta-feira), por meio de videoconferência

Receita paga lote especial de restituição automática em julho

Consulta poderá ser feita a partir do dia 8 de julho




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---