Entra em vigor tarifa zero para instrumentos musicais importados

Máquinas de costura domésticas também estão com alíquota zero

Essa página teve 15 visualizações


02/10/2026 - 13:54

Entrou em vigor nesta quinta-feira (1º) a redução a zero do imposto de importação para microfones, grupos de instrumentos musicais e máquinas de costura de uso doméstico. A medida elimina tarifas que chegavam a 18% para instrumentos e a 20% para máquinas de costura.

A mudança está prevista na Resolução 926/2026 do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex), que incorporou ao ordenamento jurídico brasileiro decisões do Grupo Mercado Comum do Mercosul.

Beneficiados

No setor musical, a tarifa de importação, que era de 18%, passa a zero para instrumentos de corda (acústicos) e de sopro.

Entre os produtos contemplados estão:

  •     violinos, violas e violoncelos;
  •     contrabaixos, violões, harpas e cavaquinhos;
  •     trompetes, trombones, tubas e trompas;
  •     bombardinos, gaitas e clarinetes;
  •     acordeons e flautas;
  •     microfones e outros itens enquadrados na medida.

A redução vale para os produtos e códigos tarifários especificados na resolução da Camex.

Máquinas de costura

Para as máquinas de costura classificadas como de uso doméstico, o imposto, que era de 20%, também foi zerado.

A redução já vinha sendo aplicada de forma provisória e limitada a determinadas cotas. Com a nova medida, o benefício passa a ser definitivo e sem limite de quantidade.

Apesar da classificação como produtos de uso doméstico, essas máquinas também são utilizadas por pequenas empresas ligadas à cadeia da indústria têxtil.

Dados do ComexStat, sistema de estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), mostram os estados que mais importaram máquinas de costura e instrumentos musicais em 2025.

No caso das máquinas, os maiores volumes foram registrados em:

  •     São Paulo;
  •     Santa Catarina;
  •     Alagoas;
  •     Amazonas;
  •     Pernambuco.

Entre os instrumentos musicais, os principais estados importadores foram:

  •     São Paulo;
  •     Santa Catarina;
  •     Minas Gerais;
  •     Paraná;
  •     Espírito Santo;
  •     Goiás;
  •     Rio Grande do Sul;
  •     Rondônia.

Embora a Resolução 926/2026 tenha sido editada no fim de junho, a redução das tarifas passa a valer a partir desta quinta-feira, de forma definitiva.


Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

TRE altera locais de votação em Campo Grande e Terenos

Mudanças atingem várias zonas eleitorais; consulte o e-Título para evitar imprevistos

Carne brasileira vai pagar tarifa de 67% para entrar na China

Brasil atingiu limite de 1,106 milhão de toneladas previsto para 2026

Produção industrial cai 0,6% de julho para agosto, diz IBGE

Em julho, a indústria havia registrado variação positiva de 0,1%




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---