Dois de cada três profissionais levam marmita para o trabalho

Aposta pelas quentinhas surge no momento em que o trabalhador gasta mais de R$ 40 por alimentação e vale-refeição dura apenas 13 dias no mês

Essa página teve 84 visualizações


05/08/2022 - 11:39

Com a disparada da inflação, a marmita ganha cada vez mais espaço como aliada do trabalhador brasileiro que busca economizar para manter o orçamento em dia. De acordo com levantamento da Sodexo, quase dois terços dos profissionais (65%) costumam levar a quentinha para o trabalho.

 

Há também as pessoas que costumam almoçar em restaurantes que oferecem o prato feito (17,22%), seguido das que costumam comer em restaurante por quilo (14,68%) e em restaurantes à la carte (3%).

A opção das marmitas já era adotada pelo trabalhador antes do avanço da inflação, quando 33,15% afirmavam levar a própria refeição para a empresa por considerar ser essa uma refeição mais barata.

 

A aposta maior nas marmitas surge no momento em que os trabalhadores passaram a gastar, em média, R$ 40,64 com o almoço fora de casa nos dias de expediente, segundo pesquisa realizada pela ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador).

Entre os adeptos das marmitas, 25,36% preferem a quentinha por se tratar de comida caseira, seguidos de 22,82% que passaram a utilizar esse tipo de alimentação após a alta dos preços, sendo que apenas 18,67% declararam que, mesmo com a inflação, preferem comer em restaurante.

 

Willian Tadeu Gil, diretor de relações institucionais da Sodexo Benefícios e Incentivos, afirma que o cenário inflacionário desafiador que atinge o setor de alimentos e, consequentemente, o bolso do trabalhador brasileiro. Ele recorda que o vale-refeição passou a durar apenas 13 dias desde 2020.

 

"É importante que as empresas se mantenham atentas ao cenário atual para ajustar sempre que necessário o valor do benefício aos seus colaboradores a fim de cobrir os dias úteis. É por meio dele que as pessoas encontram a oportunidade de manterem uma alimentação balanceada e de qualidade, condição para a manutenção da saúde e de sua boa produtividade", diz Gil.

 

A pesquisa mede também com que frequência a opção da marmita é utilizada na semana. Para 51,72%, sempre; 20,63%, de duas a três vezes por semana; 20,27%, nunca e apenas 7,38%, uma vez por semana. Entre os dias da semana, o sábado (55,23%), a sexta-feira (43,27%) e a segunda-feira (27,04%) são os dias em que preferem não levar a quentinha.

 

Mas quando se trata do lazer do fim de semana, 43,28% afirmam que ainda continuam frequentando restaurantes, mas não como antes; 40,52% declaram que não frequentam mais restaurantes por não terem mais condições financeiras para isso e 16,21% que continuam frequentando restaurantes normalmente.

 

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Mercado prevê inflação de 4,86% em 2026

Expectativa é que economia do país cresça 1,85%

Governo divulga novos preços de combustíveis para cálculo do ICMS

Valores definidos pelo Confaz servem de base para tributação estadual e entram em vigor em 1° de maio

Renda comprometida do brasileiro com dívidas atinge nível recorde, diz BC

Quase metade da população está endividada no Brasil




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---