Comitê Gestor da reforma tributária marca eleição para sexta-feira (1º)

Secretário de fazenda estadual vai comandar o órgão; pleito não terá participação de municípios

Essa página teve 163 visualizações


30/07/2025 - 11:04

Está marcada para esta sexta-feira (1º) a eleição para a presidência do Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), tributo que começa a ser cobrado em 2027 por estados e municípios —e vai substituir o ICMS estadual e o ISS municipal gradualmente a partir de 2029.

Os prefeitos não definiram seus representantes para o órgão criado pela reforma tributária, devido a uma disputa entre as entidades que reúnem os municípios. Por isso, a eleição será feita apenas pelos membros indicados pelos estados. Neste primeiro mandato, o cargo será ocupado por um secretário estadual de Fazenda.

A decisão de realizar o pleito sem a participação dos municípios tem como base um parecer elaborado pelo Fonacon (Fórum Nacional das Consultorias Jurídicas das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal), e que teve o aval do Conpeg (colégio nacional de procuradores gerais dos estados).

O Fonacon diz que os estados não esperam objeções por parte da União e não preveem judicialização da medida. Também avaliam que qualquer questionamento seria derrubado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

"A operacionalização inicial do Comitê Gestor é fundamental para garantir a implementação da reforma tributária e assegurar a transição ordenada para o novo regime", diz o fórum.

A eleição também é necessária para que o comitê receba os recursos da União que vão financiar suas atividades, o que inclui a definição das regras infralegais da reforma. No momento, as decisões estão sendo tomadas por um "pré-comitê gestor", e a expectativa é que elas sejam ratificadas após a eleição desta sexta.

A lei que regulamentou a reforma previa o repasse de R$ 600 milhões, divididos igualmente ao longo dos 12 meses de 2025. Com o atraso na instalação do comitê, o valor deve cair para cerca de R$ 250 milhões.

 

FONTE: Folha de São Paulo 

FOTO: Divulgação/Comsefaz

 

 

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Edital de convocação do Conselho Deliberativo

Reunião ordinária acontece no próximo dia 26, por meio de videoconferência

Edital de convocação do Conselho Fiscal

Reunião ordinária acontece no dia 24 de junho (quarta-feira), por meio de videoconferência

Receita paga lote especial de restituição automática em julho

Consulta poderá ser feita a partir do dia 8 de julho




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---