Coluna Desmistificando Tributos - Como se comportar na crise



Essa página teve 34 visualizações


04/11/2015 - 00:00

Por Josceli Pereira*

Todos concordamos em um ponto sobre como devemos nos comportar na crise: este é o momento certo de rever alguns conceitos em uso.

Esta regra vale para os dois lados da balança. De um lado temos o governo colocando suas garras afiadas para arrecadar mais e cortar gastos (em menor esforço) para equilibrar seu orçamento público. Não espere comportamento diferente do setor público. Ele não está nem um pouco preocupado em cortar gastos para aliviar a carga tributária. Quer manter o assistencialismo e os investimentos necessários para tentar permanecer com seu grupo no poder. Esta forma de agir não depende de ideologia partidária e não está relacionado a este ou aquele partido. É cultural esta forma de pensar. Não se espera nessa geração alguma mudança de conceito sobre política e poder.

Neste mundo globalizado precisamos entender que a crise já não mais fica restrita aos limites geográficos do Brasil. O noticiário nos dá conta da frágil conjuntura econômica mundial — desaceleração da economia da China e expectativa de aumento das taxas de juros nos Estados Unidos — vem se deteriorando e fazendo crescer o déficit em conta corrente no Brasil.

Por outro lado estão o empresário e o consumidor, que passam a ser os alvos dessas constantes majorações da carga tributária. O empresário sempre que possível repassa para o consumidor o custo do aumento do imposto.

Por sua vez, o consumidor começa a diminuir seu poder de compra e com isso vai também deixando de movimentar a economia, criando assim um agravamento da crise. Uma verdadeira roda em movimento que tem sua velocidade de rotação ditada pela economia do país.

Nesse momento é hora de ser criativo e desenhar opções de gerenciamento capaz de permitir a sobrevida da empresa para atravessar este período de "vacas magras". Para os empreendedores, a melhor recomendação é que se preparem para tempos difíceis. Não estou falando de desespero e desânimo, pois ao contrário do que muita gente imagina, momentos de crise podem ser épocas de grandes oportunidades de negócios.

É comum a queda nas vendas, pois existe uma retração natural imposta pela crise. É instantâneo a autodefesa das pessoas em conter o ritmo de consumo para prevenir possíveis gargalos financeiros.

Outra situação importante é diminuir o grau de endividamento, pois com as medidas adotadas pelo governo, as taxas de juros são elevadas e isso pode resultar em uma dificuldade para você suportar com a retração do faturamento.

Avaliar seus grupos de produtos. Talvez esteja aí pontos que poderão ofertar uma mudança para que sua empresa possa evitar encargos financeiros e melhorar a rotatividade dos mesmos. Sabemos que uma parcela dos produtos e serviços que compõe a lista da empresa tem giro não condizente com a realidade. Produtos na prateleira não geram lucro. A função é localizar quais são e criar alternativas de fazer girar e gerar lucros.

Manter um olho na publicidade. Quem não é visto não é lembrado. Precisa mostrar para o consumidor que você tem aquilo que ele procura e por um preço competitivo. A propaganda é a alma do negócio. Invista em divulgações que alcancem seus clientes em potenciais.

Saia um pouco de trás do balcão e vá se inteirar de como os seus pares estão agindo para também enfrentar a crise. Ideias salutares podem ser copiadas e até mesmo melhoradas. Não tente ser o dono da verdade. Existe um mundo inteiro ao seu redor que respira e vive a mesma situação que você. Aprenda até mesmo com as medidas que não deram certas, vale a pena aprender com os erros dos outros para não precisar cometê-los também.  Convoque seus colaboradores a sugerirem soluções. Pode ser que determinadas ideias estejam bem mais próximas do que você imagina.

Faça uma escala de prioridades dos gastos e veja onde poderá fazer os cortes para equilibrar suas contas. Lembre-se que a lucratividade deve ser observada. Não superestime seu lucro levando apenas o momento de economia aquecida. Em tempos de crise você precisa entender que o seu lucro não pode ser idêntico, sob pena de criar um cenário que poderá trazer sérias consequências quando a economia aquecer novamente.

Existe uma máxima sobre empreendedorismo que diz o seguinte “O primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio”.

Ao consumidor resta o conceito de colocar em prática as famosas citações como: reciclar, reduzir e reutilizar. Palavras tão usadas no jargão da sustentabilidade devem ser adotadas no cotidiano das finanças pessoais. Em tempos difíceis é importante saber para onde está caminhando o orçamento, com planejamento e controle dos gastos, que vão desde o cafezinho na lanchonete da esquina até a prestação do carro ou daquele investimento em objetos de valores adquiridos sem muito cuidado.

No fim do mês reavalie as despesas e tente classificá-las em: indispensáveis ou urgentes, as quais devem ser mantidas e utilizadas com moderação; desejáveis, que poderão ser reduzidas drasticamente em momentos mais turbulentos; e supérfluas, passíveis de corte em sua totalidade.

Além de ficar esperto com as armadilhas do cartão de crédito e cheques especiais.

* Josceli Pereira é Fiscal Tributário Estadual, formado em Administração/UFMS - Especialista em Perícia e Investigação Contábil-Financeira Empresarial/INPC-UCDB e em Desenvolvimento Regional e Competitividade/UFMS.

Confira mais artigos no endereço http://www.semanaon.com.br/colunas/7/desmistificando-tributos

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Mercado prevê inflação de 4,86% em 2026

Expectativa é que economia do país cresça 1,85%

Governo divulga novos preços de combustíveis para cálculo do ICMS

Valores definidos pelo Confaz servem de base para tributação estadual e entram em vigor em 1° de maio

Renda comprometida do brasileiro com dívidas atinge nível recorde, diz BC

Quase metade da população está endividada no Brasil




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---