Soja, celulose e carne bovina são os produtos de MS mais exportados até julho

Soja segue como principal produto de destaque de MS


08/08/2022 - 08:36

A balança comercial de Mato Grosso do Sul alcançou superávit de US$ 2.845 milhões entre janeiro e julho de 2022, tendo a soja em grão, a celulose e a carne bovina como os principais itens. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

 

A soja em grão é o principal produto na pauta de exportações, representando 37,52% do total exportado em termos do valor. O segundo produto é a celulose, com 17,84% de participação. Em termos de valor, ambos exportaram em sete meses desse ano, o equivalente ao mesmo período do ano passado.

 

Já a carne bovina aumentou em quase 40% as exportações este ano na comparação com o ano passado. Seguido no ranking, estão os óleos e gorduras vegetais, a carne de aves e o milho em grão. O açúcar aparece em 7º e com queda de 55% nas exportações na comparação com o ano passado.

 

Mato Grosso do Sul também aumentou as importações, de gás natural em 41% e de produtos químicos inorgânicos em 219%. “Temos acompanhado a dinâmica do comércio exterior e há um forte crescimento das exportações e importações, que mostra o Estado integrado com a dinâmica internacional. A tendência é mesmo aumentar a importação de matéria-prima e faça o processamento, dando uma série de novas oportunidades”, afirma o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

Fonte: MídiaMax

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Receita paga nesta quarta-feira lote da malha fina do IR

Cerca de 280 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões

Frio no amanhecer e tempo firme marcam a quarta-feira em MS

Manhãs frias persistem pelos próximos dias

Sindifiscal/MS suspende expediente nos dias 1º e 2 de maio devido ao feriado do Dia do Trabalhador

Serviços presenciais e atendimento aos filiados estarão interrompidos; atividades retornam na segunda-feira, dia 5 de maio




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---