Sergio Vale: a reforma mais esperada pelos economistas é a tributária

Para o especialista CNN em economia, próximo governo deve investir nas reformas


23/02/2022 - 08:52

Para o especialista CNN em economia, próximo governo deve investir nas reformas

 

Especialista CNN em economia, Sergio Vale, falou nesta terça-feira (22) a respeito da reforma tributária, que deve ser a principal discussão no Congresso no próximo ano.

Para Vale, o ano de 2021 foi difícil na política fiscal por conta da quebra da regra do teto de gastos, no segundo semestre, e da discussão da (Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios.

Em 2022, há discussões igualmente complicadas, como a PEC dos Combustíveis, que, segundo o especialista, “provavelmente um gasto adicional vai ser colocado na conta do governo federal este ano”.

“O problema da política fiscal ainda em 2022 é que há uma dívida elevada, e a expectativa é de que essa dívida fique em torno de 84% do PIB”, explica o economista.

Vale acredita que, por conta disso, “devemos ter um cenário fiscal no final do ano bastante complicado para o político que assumir no ano que vem”.

De acordo com sua explicação, a estrutura de gastos continua demandando reformas e será necessário continuar pensando em como fazer uma reforma administrativa em 2023. A mais esperada por parte dos economistas é a reforma tributária.

“Há boas reformas encaminhadas na Câmara e no Senado e elas precisam caminhar ano que vem, seria a melhor coisa que o próximo governo poderia dar”.

https://www.youtube.com/watch?v=fAEkwZKTQgA&feature=emb_title

 

Fonte: CNN Brasil

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Receita paga nesta quarta-feira lote da malha fina do IR

Cerca de 280 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões

Frio no amanhecer e tempo firme marcam a quarta-feira em MS

Manhãs frias persistem pelos próximos dias

Sindifiscal/MS suspende expediente nos dias 1º e 2 de maio devido ao feriado do Dia do Trabalhador

Serviços presenciais e atendimento aos filiados estarão interrompidos; atividades retornam na segunda-feira, dia 5 de maio




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---