Renúncia fiscal ultrapassa os investimentos, aponta estudo




24/03/2014 - 00:00

Estudo feito para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que, em um universo de 16 Estados mais o Distrito Federal, a renúncia de receita por conta de benefícios tributários concedidos em 2012 foi, na média, quase o dobro dos investimentos que essas unidades da Federação realizaram. Isso dá a dimensão do efeito da guerra fiscal nas finanças estaduais, segundo os autores do levantamento.

Os incentivos concedidos com base no ICMS são direcionados pelos governadores, em sua quase totalidade, à atração de indústrias. Por causa dessas renúncias, os Estados ficam com poucos recursos para investir em infraestrutura logística e urbana.

O peso da renúncia varia muito conforme o Estado. Roraima, por exemplo, deixou de arrecadar apenas 19,6% do que investiu. No outro extremo está Goiás, cuja perda de receita correspondeu a 2.279,4% dos investimentos realizados em 2012.

Fonte: Valor Econômico

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012

Dados de 2024 constam da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE

Tempo em MS é marcado por calor, ventos fortes e chuva no fim do dia

As rajadas de vento podem chegar a 90 km/h em algumas áreas

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONSELHO FISCAL DO SINDIFISCAL - MS

Reunião está agendada para terça-feira (13), às 16h30, na sede do Sindifiscal/MS




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---