Refrigerante pode aumentar a pressão arterial




08/05/2014 - 00:00

Beber refrigerantes com frequência pode levar a um aumento da pressão arterial, até mesmo em adolescentes. Essa é a principal conclusão de um grande estudo de revisão publicado no American Journal of Cardiology, que levantou dados de cerca de  400 mil pessoas, avaliadas em 12 pesquisas anteriores. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Griffin Hospital, em Derby (Connecticut), nos Estados Unidos e foi veiculado essa semana pelo jornal inglês Daily Mail.

Todos os trabalhos apontaram uma correlação importante entre ingerir bebidas adoçadas (sucos, refrigerantes e energéticos) e maior risco de hipertensão arterial, que é hoje um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas e AVCs (derrames). Pessoas que tomam essas bebidas têm de 26% a 70% mais chance de ter níveis elevados de pressão arterial. Entre adolescentes que bebem 3 refrigerantes por dia, essa chance chega a ser 87% mais elevada.

As hipóteses mais prováveis para essa associação são um aumento do consumo de sódio (sal) com esses refrigerantes ou, ainda, uma redução dos níveis de óxido nítrico, o que que aumentaria a a vasoconstricção no organismo (vasos sanguineos ficam mais “fechados''). Os dois mecanismos  poderiam  elevar  a pressão arterial.

Bom lembrar que refrigerantes já foram associados a obesidade, diabetes e maior risco de doença cardíaca. Talvez seja importante começar a discutir de forma mais direta com as crianças e jovens, principalmente, a importância de diminuir o consumo de refrigerantes e outras bebidas adoçadas e, preferir água e sucos naturais.

Fonte: UOL

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012

Dados de 2024 constam da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE

Tempo em MS é marcado por calor, ventos fortes e chuva no fim do dia

As rajadas de vento podem chegar a 90 km/h em algumas áreas

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONSELHO FISCAL DO SINDIFISCAL - MS

Reunião está agendada para terça-feira (13), às 16h30, na sede do Sindifiscal/MS




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---