Nova versão da PEC Emergencial não prevê recurso para o Renda Cidadã




10/12/2020 - 08:52

A nova versão do texto da PEC Emergencial, apresentada pelo relator Márcio Bittar (MDB-AC) a líderes do Senado na noite desta terça-feira (8), não traz o desenho de um novo programa de transferência de renda, o Renda Cidadã (uma saída ao fim do auxílio emergencial em substituição ao Bolsa Família). A ideia de abrir espaço orçamentário para o programa na PEC foi tornada pública pelo governo Bolsonaro e pelo próprio Bittar, depois de ambos terem desistido de usar recursos de precatórios para o programa. 

O texto, no entanto, traz a regulamentação dos "gatilhos do teto de gastos", considerada fundamental para manter o controle dos gastos públicos, ou a chamada "âncora fiscal". 

A regulamentação é a previsão do acionamento de medidas para o controle de despesas públicas da União, dos Estados e dos municípios, incluindo os Três Poderes, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Defensoria Pública.

Pela proposta, os gatilhos podem ser acionados quando a proporção da despesa obrigatória primária em relação à despesa primária total for superior a 95%. Ou seja, quando o orçamento estiver nesse limite o governo fica proibido de conceder reajustes ou promoções a servidores, ou abrir concursos públicos. Lembrando que a regra do teto limita o avanço de despesas à inflação acumulada no ano anterior.

O texto só será protocolado no sistema do Senado formalmente após acordo entre os líderes. O objetivo do relator é que a medida possa avançar ainda em 2020.

Por se tratar de PEC, para ser aprovado, o texto precisa dos votos favoráveis de 3/5 dos parlamentares em dois turnos de votação, tanto no Senado quanto na Câmara.

Fonte: R7

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Antes de frio intenso, MS terá tempo seco e calor no fim de semana

Frente fria chega ao estado na próxima semana; a temperatura começa a cair a partir da próxima teça-feira (27)

Fazenda revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Aplicações de fundos nacionais no exterior continuarão isentas

São Paulo entrega cadeira estratégica da reforma tributária à União

Indicação feita por Secretário da Fazenda ao Comitê Gestor do IBS abre precedente perigoso e entrega voz do Estado a interesses externos




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---