Moção da Fenafisco apela para o Congresso fim do Confisco previdenciário




15/05/2014 - 00:00

Na mais importante decisão da 161ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo (CD) da Federação Nacional do Fisco (Fenafisco), aberta na quarta-feira, 14, em Belém (PA), os presidentes de 28 dos 31 sindicatos de auditores e fiscais de receitas estaduais e do Distrito Federal subscreveram moção em defesa da votação e da imediata aprovação, na Câmara Federal e Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006, que decreta o fim da contribuição de aposentados e pensionistas à Previdência Social.
No documento, que a Fenafisco envia nesta quinta-feira, 15, aos parlamentares das duas casas legislativas, o desconto nos proventos e pensões é chamado de “confisco” disfarçado de contribuição.
Os dirigentes das entidades sindicais, que fecham nesta quinta-feira a reunião na capital paraense com avanços expressivos no fortalecimento das teses e propostas em busca da justiça fiscal, afirmam na moção que a contribuição criada pela Emenda Constitucional 41/2003 para incidir sobre as aposentadorias e pensões se apodera compulsoriamente de recursos financeiros dos inativos sem oferecer benefícios específicos em contrapartida.
Audiência -Tanto em Brasília quanto nos Estados, a Fenafisco e sindicatos filiados travam a batalha pelo fim do confisco previdenciário. Nesta quinta-feira, dia de encerramento da reunião do Conselho Deliberativo em Belém, Fenafisco e Sindifisco-PA estarão na Assembleia Legislativa para participar de uma audiência pública requerida pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSol) sobre a PEC 555.
Os presidentes Manoel Isidro e Charles Alcantara representam o fisco brasileiro e entregam aos deputados a moção pedindo a aprovação, já, da emenda constitucional.
Demora - De autoria do ex-deputado federal Carlos Mota (PSB)-MG), a PEC 555/2066 tramita há quase sete anos na Câmara Federal e somente no ano passado uma comissão especial da Casa retirou a proposta da gaveta, aprovando-a por unanimidade, em sintonia com vozes uníssonas da sociedade brasileira que deseja o fim da apropriação de parte dos ganhos dos inativos que poderia estar proporcionando aos aposentados e pensionistas uma vida mais digna.
“É a manifestação da vontade popular”, diz a moção sobre o mérito da PEC.

Clique aqui e veja a íntegra da Moção.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Insatisfação na Receita Federal resulta em debandada na chefia

Ao menos 14 líderes de divisão da Coordenação Geral de Tributação pediram demissão; há críticas a uma resolução que disciplina bônus de eficiência

“Precisamos de pacto entre todas as carreiras”, defende Francelino Valença sobre Lei Orgânica do Fisco

Presidente da Fenafisco reforçou durante palestra que pacto entre todas as carreiras do Fisco é fundamental para construir uma lei orgânica que fortaleça a administração tributária

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

De cada 100 casos, 71 foram por arma de fogo, revela Atlas




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---