Mantega diz que resultado do IPCA mostra inflação sob controle




09/10/2013 - 00:00

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que ficou satisfeito com o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ele, o resultado mostra que a inflação está sob controle.

O IPCA fechou o mês de setembro em 0,35%. Em setembro do ano passado, o índice chegou a 0,57%. “Fiquei satisfeito com o ajuste de 0,35%. Ele é menor do que o IPCA de setembro do ano passado e do retrasado. Significa que a inflação está sob controle”, acrescentou.

Mantega ressaltou que, mesmo com o resultado, o governo tem que combater a elevação dos índices de preço, pois ainda existem  problemas sazonais típicos do período, ligados à safra e ao clima. “É claro que ela tem uma sazonalidade e no fim do ano sobe um pouco, porque tem entressafra, regime de chuvas. Mas vamos ficar dentro da normalidade. Isso não significa que vamos descuidar". Para ele, o governo tem que ficar alerta para impedir que a inflação volte a subir e atrapalhar o consumidor.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Antes de frio intenso, MS terá tempo seco e calor no fim de semana

Frente fria chega ao estado na próxima semana; a temperatura começa a cair a partir da próxima teça-feira (27)

Fazenda revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Aplicações de fundos nacionais no exterior continuarão isentas

São Paulo entrega cadeira estratégica da reforma tributária à União

Indicação feita por Secretário da Fazenda ao Comitê Gestor do IBS abre precedente perigoso e entrega voz do Estado a interesses externos




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---