Insatisfação na Receita Federal resulta em debandada na chefia

Ao menos 14 líderes de divisão da Coordenação Geral de Tributação pediram demissão; há críticas a uma resolução que disciplina bônus de eficiência


12/05/2025 - 15:14

Ao menos 14 coordenadores e chefes de divisão da Cosit (Coordenação Geral de Tributação) da Receita Federal decidiram pedir demissão na 6ª feira (9.mai.2025). As funções estão subordinadas à Subsecretaria de Tributação. As saídas têm como um dos possíveis efeitos atrasar a implantação técnica da reforma tributária. Há receio de que também afetem auditorias fiscais estratégicas e análise de regimes especiais e benefícios tributários.

A Cosit tem como algumas de suas atribuições definir a interpretação oficial da legislação tributária federal, emitir soluções de consulta, pareceres e consolidar a jurisprudência administrativa.  Há críticas à decisão do Comitê Gestor do Programa de Produtividade de aplicar o Índice de Eficiência Institucional. Segundo auditores, a medida resultou na redução da remuneração de funcionários. O grupo também diz haver o descumprimento de acordos salariais e ausência de reajuste do vencimento básico em 2025. Auditores avaliam essa debandada como a “maior crise de governança da história recente” .

A debandada se dá 1 dia depois do manifesto coletivo de auditores da Subsecretaria de Arrecadação do Fisco, divulgado na 5ª feira (8.mai). Analistas e coordenadores de áreas operacionais pedem revisão imediata da nova regra do bônus de eficiência.

Eles se posicionam contra resolução (íntegra – PDF – 177 kB) publicada em 30 de abril, que disciplina procedimentos de cálculo do valor individual do bônus. A avaliação é de que houve uma ruptura de acordo firmado com o governo em 2024. Cobram diálogo imediato com o Ministério da Fazenda.

Auditores fiscais estão em greve desde novembro de 2024. Reivindicam melhores condições salariais.  O Poder360 procurou a assessoria de imprensa da Receita Federal, mas não havia recebido resposta até a noite deste domingo (11.mai). O espaço segue aberto para manifestação.

 

FONTE: Poder360

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

“Precisamos de pacto entre todas as carreiras”, defende Francelino Valença sobre Lei Orgânica do Fisco

Presidente da Fenafisco reforçou durante palestra que pacto entre todas as carreiras do Fisco é fundamental para construir uma lei orgânica que fortaleça a administração tributária

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

De cada 100 casos, 71 foram por arma de fogo, revela Atlas

Veja como declarar renda fixa, financiamento e criptomoeda no IR 2025

Prazo para declaração vai até o dia 30 de maio




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---