Inflação pelo IGP-10 perde força na primeira prévia do ano, diz FGV




15/01/2015 - 00:00

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) variou 0,42% em janeiro, depois de avançar 0,98% no mês anterior, segundo informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em janeiro do ano passado, a variação foi de 0,58%. Em 12 meses, o IGP-10 registrou alta de 3,72%.

O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Utilizado no cálculo do IGP-10, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado, desacelerou para 0,21%, depois de  subir 1,17% em dezembro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede os preços no varejo e também entra no cálculo do IGP-10, registrou variação de 1,05%, em janeiro, ante 0,72%, em dezembro. Seis das oito classes de despesa componentes do índice mostraram avanço de preços, com destaque para alimentação (de 0,70% para 1,48%).

Também parte do cálculo do IGP-10, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou variação de 0,35%, menor do que do mês anterior, de 0,42%.

Fonte: G1

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Fiscais Tributários de MS frustram sonegação astuta e impedem saída fraudulenta de 169 toneladas de milho

Cargas de milho sem documentação foram flagradas em ações de fiscalização em Três Lagoas e Bataguassu

BB torna-se primeiro banco a adotar IA em gerenciador de finanças

Ferramenta Minhas Finanças passará a oferecer dicas personalizadas




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---