Fenafisco divulga "Carta ao povo brasileiro"




16/07/2013 - 00:00

Diante do atual momento vivido pelo país, com dezenas de movimentos sociais que clamam por melhorias de vida para a população brasileira, a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital - FENAFISCO, durante a 154ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da entidade, realizada nestes dias 9 e 10 de julho, em Cuiabá/MT, emitiu uma "CARTA AO POVO BRASILEIRO", onde expressa seu apoio às manifestações populares.

Leia abaixo o documento:

CARTA AO POVO BRASILEIRO

Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – FENAFISCO, em reunião do seu Conselho Deliberativo, realizada em Cuiabá – MT, nos dias 9 e 10 de julho do corrente, com a presença de dirigentes de sindicatos dos Fiscos de todas as Unidades da Federação, EXPRESSA o seu apoio às manifestações populares que tomaram as ruas de todo o País e que traduzem o clamor legítimo do povo brasileiro por mais democracia, mais transparência e mais respeito, pilares de uma Nação socialmente justa.

Temas como a corrupção, reforma política, redução das tarifas de transporte coletivo, fim do fator previdenciário, melhorias na saúde, educação e segurança públicas, fim da impunidade, entre outros, são destacados nos cartazes presentes nos protestos de ruas.

Outro grave crime que merece o repúdio da sociedade brasileira é a sonegação de impostos que, ao lado da corrupção, é responsável pelo caos na saúde, educação e segurança públicas.

Além da sonegação, crime lesa-sociedade, a FENAFISCO propõe a inclusão de pelo menos dois outros temas importantes na agenda nacional: reforma tributária amplamente discutida com as entidades e a sociedade em geral e que cobre mais dos ricos e menos dos pobres; e auditoria da divida pública, que consome anualmente bilhões de reais dos impostos pagos pelo povo.

Também denuncia e repele a interferência do poder econômico nas Administrações Tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, razão pela qual pugna pela autonomia destas.

A FENAFISCO, por fim, reitera o seu compromisso de luta pela valorização do serviço público e de seus servidores, condição essencial para o bom atendimento das necessidades da população, especialmente os mais carentes, e exorta governos, parlamentares e sociedade à construção solidária de soluções econômica, social e ambientalmente sustentáveis que atendam às necessidades reclamadas nas ruas.

Cuiabá/MT, 10 de julho de 2013.

Manoel Isidro dos Santos Neto
Presidente da FENAFISCO

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Saiba como doar parte do Imposto de Renda para ajudar vítimas da cheia

Quem já entregou documento este ano pode fazer declaração retificadora

Com possível formação de neblinas, quarta-feira tem tempo firme e temperaturas amenas

Em Campo Grande, o dia amanhece com 17°C e chega aos 28°C nos horários mais quentes do dia

MS tem mercado de crédito saudável e ocupa primeiro lugar na oferta aos consumidores

O Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta que reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---