Com apoio do Sindate, Sefaz oferece treinamento aos ATEs




14/07/2014 - 00:00

Com o apoio do Sindate, a Secretaria de Estado de Fazenda – Sefaz realizou treinamento com os Agentes Tributários Estaduais para apresentar o novo sistema de tecnologia da informação denominado e-Fronteiras. Ao todo foram capacitados cerca de 150 servidores, contemplando todas as unidades subordinadas à Coordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (postos fiscais, fiscalização móvel e setor de transportadoras).

O novo sistema contará com um ambiente virtual onde são incluídos dados e automaticamente são fornecidas sugestões de análises, possibilitando a realização de todo o trâmite da documentação de mercadorias em trânsito eletronicamente.

A capacitação teve carga horária de seis horas. Foram convidados os servidores das unidades fiscais de todo o Estado para conhecerem o sistema e disseminar as informações aos demais servidores.

Segundo o coordenador da Coordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cofimt) Paulo Sérgio Monteiro Ferreira, o sistema e-Fronteiras oferecerá mais qualidade e agilidade ao trabalho de fiscalização.

“Os aspectos primordiais para a elaboração do novo sistema foram a agilidade e a qualidade. Buscamos uma ferramenta que otimizasse o desempenho das funções do agente, visando a melhoria da produtividade individual. Nesse contexto, o resultado dos treinamentos tem sido satisfatório e os servidores ficaram surpresos com o que o sistema pode oferecer como ferramenta de trabalho”, explicou.

Para o presidente do Sindate Marco Aurélio Cavalheiro Garcia, iniciativas como essa demonstram de forma inequívoca a necessidade de os servidores serem constantemente submetidos a cursos de atualização e treinamento. “As ferramentas de que dispomos estão cada vez mais avançadas e não há como acompanhá-las senão por meio da aquisição de novos conhecimentos”, argumentou.

A ATE Giorgia Kopcak destacou a importância do sistema na modernização do trabalho do Fisco. “O sistema veio para acompanhar a evolução tecnológica dos documentos eletrônicos, liberando o servidor da burocracia do papel”, argumentou.

Para o ATE Maurício Zanin, o e-Fronteiras veio para acrescentar nas atividades do servidor. “Esse sistema foi implementado justamente para modernizar o trabalho de fiscalização das mercadorias em trânsito e fornecer uma ferramenta que permite ao agente, no exercício de suas funções, se dedicar mais a fiscalização efetiva, economizando tempo”, destacou.

Economia e sustentabilidade – Além de todas as facilidades que o sistema oferece, a economia de papel é outro aspecto positivo.

Uma iniciativa que contribuiu diretamente com a preservação do meio ambiente, como explica o chefe de setor de transportadoras de Campo Grande, o ATE Rubens Soares de França. “É significativa a economia que o sistema gera. Com ele ,a impressão de papéis será mínima ou quase nenhuma, pois o servidor irá analisar e o contribuinte acompanhar toda a documentação on-line”, ressaltou.

Ele observa ainda que todos os envolvidos no processo não terão a necessidade de utilizar o papel. “Anteriormente era necessária a apresentação dos documentos, analisávamos e emitíamos os termos em duas vias e o transportador enviava a cópia ao contribuinte. Hoje o documento é gerado eletronicamente e o sistema envia um e-mail ao contribuinte ou transportador, informando sobre a pendência com um arquivo em PDF do termo anexado”, detalhou.

“Ninguém mais possui a necessidade de imprimir em papel o termo. Até o contribuinte tem a possibilidade de entrar o sistema, por meio do ICMS Transparente, e solicitar para efetuar o pagamento pela internet, tendo como comprovante a autenticação eletrônica da agência bancária virtual”, finalizou. 

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Insatisfação na Receita Federal resulta em debandada na chefia

Ao menos 14 líderes de divisão da Coordenação Geral de Tributação pediram demissão; há críticas a uma resolução que disciplina bônus de eficiência

“Precisamos de pacto entre todas as carreiras”, defende Francelino Valença sobre Lei Orgânica do Fisco

Presidente da Fenafisco reforçou durante palestra que pacto entre todas as carreiras do Fisco é fundamental para construir uma lei orgânica que fortaleça a administração tributária

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

De cada 100 casos, 71 foram por arma de fogo, revela Atlas




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---