Aprovada cobrança de ICMS sobre leasing de bem importado




01/10/2015 - 00:00

O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (30) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a cobrança de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre operações de leasing de bens importados. A PEC foi aprovada em primeiro e segundo turnos nesta quarta-feira e segue para a Câmara dos Deputados.

O leasing é uma modalidade de financiamento que funciona como uma espécie de aluguel pago por um cliente a uma sociedade de arrendamento, que pode ser um banco, por exemplo, para uso de determinado bem, como um carro ou uma casa. Ao final do contrato, o cliente tem a opção de devolução ou compra do bem pelo valor determinado no contrato. O pagamento pode ser feito no final, no início ou dividido em parcelas. O leasing tem legislação própria no Brasil.

Segundo o relatório do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o projeto que prevê a cobrança de ICMS sobre o leasing se justifica devido ao fato de os estados estarem com dificuldade de arrecadação. A ideia é que eles usem recursos da contribuição para financiar a prestação de serviços públicos.

“Do ponto de vista econômico, a nova conformação da base constitucional de incidência do ICMS na importação permitirá aos Estados tributarem operações de significativo valor, o que não prejudica os agentes econômicos do mercado interno que eventualmente forneçam bens de igual natureza”, diz o relatório.

Fonte: G1

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Salário dos servidores de MS terá reajuste de 5,06% a partir de maio

Em 2024, a revisão foi de 3,73%, válida para todo o quadro de funcionários. No ano anterior, 2023, o valor foi de 5%

Secura: chuva não está nos planos de MS nos próximos dias

Estado segue sob sistema de alta pressão, com sol predominando, pouca nebulosidade e temperaturas elevadas e sem previsão de chuva




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---