Abril começa com massa de ar polar curta, mas prepare-se: vem mais frio por aí

Previsões do Cemtec e Climatempo indicam que temperaturas baixas em MS serão causadas por 3 massas de ar frio


31/03/2025 - 13:46

O mês de abril começa com mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul, com uma frente fria curta, que durará de dois a três dias, acompanhada de chuvas intensas e queda nas temperaturas, segundo previsões do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Além disso, estão previstas mais duas massas de ar frio que irão influenciar as temperaturas no Estado ao longo do mês, de acordo com o Climatempo. 

De acordo com o Cemtec, entre segunda-feira (31) e terça-feira (1º), o tempo ficará instável, com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada. Em alguns pontos, podem ocorrer tempestades com raios e rajadas de vento. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 40 mm em 24 horas, especialmente nas regiões centro-sul, sudoeste e oeste do Estado.
 
Essas instabilidades são causadas pelo intenso transporte de calor e umidade, somado ao avanço da frente fria e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. Com isso, as temperaturas tendem a cair, variando entre 17°C e 20°C nas regiões sudoeste e pantaneira.
 
Em Campo Grande, a previsão é de mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 26°C e 28°C. Segundo o órgão meteorológico, os ventos também serão fortes, variando entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de rajadas acima desse valor.
 
Entre quarta-feira (2) e quinta-feira (3), a alta pós-frontal trará tempo mais estável, com sol e variação de nebulosidade. No entanto, pancadas isoladas e tempestades pontuais ainda podem ocorrer. As temperaturas voltarão a subir gradativamente, com máximas entre 27°C e 32°C nas regiões sul e sudeste.
 
A previsão do Cemtec aponta que os acumulados de chuva entre 31 de março e 15 de abril podem variar entre 60 mm e 200 mm, principalmente nas regiões central e sudoeste do Estado.
 
Precipitação acumulada prevista do modelo ECMWF para o período entre os dias 31 de março a 15 de abril de 2025 (Imagem: Reprodução/Cemtec/Weathernerds)
 
Três massas de ar frio - Segundo o Climatempo, abril será marcado pela chegada das primeiras massas de ar frio ao interior do Brasil. No entanto, esses períodos mais frios serão curtos, durando entre três e quatro dias, antes do retorno do calor.

Três massas de ar frio - Segundo o Climatempo, abril será marcado pela chegada das primeiras massas de ar frio ao interior do Brasil. No entanto, esses períodos mais frios serão curtos, durando entre três e quatro dias, antes do retorno do calor.

De acordo com o site de meteorologia, a 1ª massa de ar frio irá avançar nesta semana, na virada de março para abril, em MS e irá trazer queda temporária na temperatura e chuvas intensas.
 
A 2ª massa de ar frio, entre  5 a 9 de abril, será intensidade fraca a moderada, provocando leve resfriamento na fronteira de MS com o Paraguai. Enquanto a 3ª massa de ar frio, prevista de ocorrer de 12 a 16 de abril, será moderada a forte, atingindo principalmente o centro-oeste e o sul do Estado.
 
Com a chegada dessa terceira frente fria, há possibilidade de novas mínimas históricas em Campo Grande e outras capitais do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Até o momento, o recorde de 2025 na capital sul-mato-grossense foi de 18,4°C, registrado em 1º de fevereiro.
 
 

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sindifiscal/MS suspende expediente nos dias 1º e 2 de maio devido ao feriado do Dia do Trabalhador

Serviços presenciais e atendimento aos filiados estarão interrompidos; atividades retornam na segunda-feira, dia 5 de maio

Semana começa com tempo fechado em MS

Uma frente fria no Sul do país provoca chuva em várias regiões do estado

IR 2025: saiba como declarar previdência privada e pensão alimentícia

Contribuinte pode conseguir deduções na hora da declaração




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---