1º Seminário de Participação Política reúne filiados de todo Estado




18/06/2014 - 00:00

Superando as expectativas, o 1º Seminário de Participação Política organizado pela Diretoria Executiva do Sindate contou com a presença de filiados de todo o Estado. O evento aconteceu na segunda-feira (16.06) no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande.

Com uma proposta inovadora, o objetivo do evento foi conscientizar os sindicalizados sobre a importância do fortalecimento da representatividade política da categoria, incentivando-os a participar mais ativamente no processo eleitoral, elegendo pessoas comprometidas com as causas de interesse do Grupo Fisco.

Durante o seminário foram ministradas palestras pelo deputado federal João Dado (SDD/SP) e pelo presidente da Fenafisco Manoel Isidro dos Santos Neto.

Segundo o deputado federal João Dado, muitas votações no Congresso Nacional têm cunho eminentemente político, e não técnico. “Isso provoca grande malefício para o fisco”, disse ele, ao destacar a necessidade da ampliação da representação política. “Trata-se de objetivo a ser buscado com a máxima urgência”, ressaltou.

Já para o presidente da Fenafisco Manoel Isidro, a participação política é uma das ferramentas para que os objetivos do fisco sejam alcançados. “Hoje, o maior deles é a Lei Orgânica do Fisco Nacional, imprescindível para que possamos fortalecer a administração tributária, construindo-a aos moldes do Ministério Público, com autonomia financeira, administrativa e funcional”, explicou.

Por sua vez, o diretor-presidente do Sindate Marco Aurélio Cavalheiro Garcia, destacou que não apenas o fisco, mas todos os setores da sociedade necessitam de representação política. “Existe ainda resistência por parte de alguns segmentos do funcionalismo público, o que é natural, mas temos que quebrar esse paradigma e envolver a todos nessa discussão”, argumentou.

Para o diretor-secretário e de Comunicação Francisco Carlos de Assis, o evento destaca a importância da criação da Comissão de Participação Política no Sindate. “Por meio da comissão será fomentada a participação da categoria de maneira a oportunizar discussões sobre o tema de uma forma mais ampla e transparente, dentro de uma proposta a ser implantada que nos possibilite estabelecer o comprometimento dos representantes eleitos com as questões de interesse da categoria do Fisco”, destacou.

O evento contou ainda com a presença do deputado federal Akira Otsubo (PMDB), deputado estadual Amarildo Cruz (PT), do prefeito de Batayporã Alberto Luiz Sãovesso (PSDB) e dos vereadores Averaldo Barbosa da Costa (PPS) de Costa Rica e Carlos Alberto Machado (PT) de Corumbá.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Insatisfação na Receita Federal resulta em debandada na chefia

Ao menos 14 líderes de divisão da Coordenação Geral de Tributação pediram demissão; há críticas a uma resolução que disciplina bônus de eficiência

“Precisamos de pacto entre todas as carreiras”, defende Francelino Valença sobre Lei Orgânica do Fisco

Presidente da Fenafisco reforçou durante palestra que pacto entre todas as carreiras do Fisco é fundamental para construir uma lei orgânica que fortaleça a administração tributária

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

De cada 100 casos, 71 foram por arma de fogo, revela Atlas




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---